sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Limpar caixa d'água é obrigação doméstica para evitar doenças

Há quanto tempo você não limpa a caixa d'água? Não sabe responder? Então fique atento. Consumir água contaminada pode causar uma série de doenças como diarreia, tripanossomíase, tracoma, esquistossomose, leptospirose, micoses, malária, caxumba, febre tifóide, dengue, cólera e outras doenças parasitárias, hepatite, outras verminoses. Ficou assustado com a extensa lista? Pois saiba também que não adianta apenas cobrar providências da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). Em alguns casos, o problema está na caixa d'água da própria residência.

A gerente de Qualidade de Água da Caern, Paula Liberato, diz que é comum as pessoas ligarem para a companhia e reclamarem da qualidade da água que chega as torneiras de casa. "Quando eles reclamam, a gente vai até lá e faz alguns testes com a água que chega na casa e com a que sai da torneira e constata que na maioria dos casos a água fica contaminada depois que passapela caixa d'água", esclarece Paula.

Pode parecer besteira, mas no Brasil as doenças provocadas por consumo de água contaminada são uma das principais causas de morte. Para manter-se livre das doenças e evitar maiores problemas, basta tomar alguns cuidados, como lavar a caixa d'água ou reservatório a cada seis meses e mantê-los bem tampados para que nenhum animal ou sujeira contamine a água, como explica a gerente.

Ela explica que para realizar a limpeza é necessário fechar o registro de entrada da casa para que não entre água durante a limpeza e esvaziar a caixa. Depois, deve-se escovar bem as paredes e o fundo com uma escova de nylon. É preciso lavar a caixa com um jato forte de água tratada e espalhar com brocha ou pano uma solução composta de litro de água sanitária e 5 litros de água tratada, no fundo e nas paredes da caixa. Para a solução de água sanitária faça a desinfecção da caixa d'água, é necessário aguardar meia hora. Depois desse tempo, é necessário lavar a caixa de novo com um jato forte de água e deixar toda a água escorrer até a caixa ficar vazia antes de enchê-la novamente. Às vezes, o maior inimigo é invisível e está no próprio copo.

"A lavagem da caixa d'água tem que ser feita a cada seis meses ou uma vez ao ano. O problema é que muitas pessoas não têm consciência disso. Às vezes a água está própria na torneira da parte externa da casa, mas quando passa pela caixa fica imprópria", afirma Paula Liberato. Para alertar sobre a necessidade de manter a caixa d'água sempre limpa, a equipe da Gerência de Qualidade e Meio Ambiente da Caern desenvolve um programa de educação ambiental nas escolas de Natal. Os cuidados são simples e na maioria das vezes exigem só um pouco de tempo.

Passo a passo

1.Feche o registro de entrada da casa para que não entre água durante a limpeza e esvazie a caixa.

2. Escove bem as paredes e o fundo com uma escova de nylon.

3. Lave a caixa com um jato forte de água tratada e espalhe com brocha ou pano uma solução composta de 1 litro de água sanitária e 5 litros de água tratada, no fundo e nas paredes da caixa.

4. Lave a caixa mais uma vez com um jato forte de água e deixe toda a água escorrer, antes de encher o recipiente novamente.

Por Andrielle Mendes, especial para o Diário de Natal

Fonte: http://www.dnonline.com.br/ver_noticia/48185/

Nenhum comentário:

Postar um comentário